Vila Nova bate Itabirito nos pênaltis e está na final do Brasileirão Feminino A3
- 05/07/2025
Vila Nova vai disputar o título nacional
O Vila Nova está na final da Série A3 do Brasileirão Feminino! Na manhã deste sábado (5), o elenco derrotou o Itabirito nos pênaltis, por 5 a 4, no Estádio OBA, em Goiânia, pelo jogo de volta das semifinais da competição. No tempo normal, as equipes empataram em 1 a 1.
O Itabirito abriu o placar com Ionara aos 12 minutos do primeiro tempo, mas ficou com uma a menos após Ana Carolina ser expulsa. Na etapa final, Vania balançou as redes e deixou tudo igual. Nos pênaltis, o Vila Nova converteu as cinco cobranças, enquanto Simeia errou para o time mineiro.
O outro finalista do Brasileirão Feminino Série A3 será revelado amanhã, 6 de julho. O Atlético Piauiense receberá o Doce Mel às 18h15 (de Brasília), em Teresina, para o segundo confronto das semifinais do torneio.
Quatro equipes garantiram o acesso
O regulamento da competição determina que os quatro semifinalistas da Série A3 sejam promovidos para a segunda divisão do futebol nacional. Portanto, Itabirito, Vila Nova, Doce Mel e Atlético Piauiense disputarão a Série A2 do Brasileirão Feminino de 2026.
Por outro lado, somente dois elencos caíram da Série A2 para a Série A3 na temporada. São José e Remo tiveram as piores campanhas da primeira fase do torneio e, por isso, acabaram rebaixados.

Quando é a final do Brasileirão Feminino A3?
A decisão da Série A3 do Brasileirão Feminino será disputada em jogos de ida e volta, com pênaltis em caso de empate. A bola rola entre os finalistas somente após a Copa América Feminina, principal torneio de seleções do continente.
O primeiro embate acontecerá em 9 de agosto, enquanto a volta está programada para o dia 16 de agosto, com horários e locais a serem definidos. Porém, é importante ressaltar que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) pode alterar o calendário.