Niko Kovac, técnico do Dortmund, vê identidade de Xabi Alonso já presente no Real Madrid
- 05/07/2025
Dortmund e Real Madrid se enfrentam em Nova Jersey
O Borussia Dortmund (Alemanha) enfrenta o Real Madrid (Espanha) neste sábado (5), às 17h, pelas quartas de final do Mundial de Clubes. O confronto, que acontece no MetLife Stadium, em East Rutherford-NJ, definirá o último semifinalista da competição.
Os alemães foram os líderes do Grupo F, com vitórias diante do Mamelodi Sundowns (África do Sul) e Ulsan HD (Coreia do Sul), por 4 a 3 e 1 a 0, respectivamente, além de um empate em 0 a 0 com o Fluminense. Nas oitavas de final, eliminaram o Monterrey (México) por 2 a 1.
E, para chegar entre os quatro melhores do Mundial de Clubes, o Dortmund terá pela frente um carrasco recente, já que a equipe alemã acumula quatro derrotas consecutivas diante dos espanhóis, incluindo o revés na final da Liga dos Campeões da Europa de 2023/24.
Niko Kovac admitiu que o Real Madrid é o favorito
Na véspera do confronto, o técnico do Dortmund, Niko Kovac, reconheceu a força do Real Madrid, mas ressaltou que o favoritismo precisa ser confirmado dentro das quatro linhas. “Sabemos que somos os azarões, mas a partida ainda precisa ser jogada”, declarou Kovac em entrevista coletiva realizada em Nova Jersey.
Segundo o treinador, apesar de estar há apenas três semanas no comando da equipe merengue, já é possível perceber algumas das características que o técnico Xabi Alonso havia implementado durante sua passagem de dois anos pelo Bayer Leverkusen, rival do Dortmund no Campeonato Alemão.

“É evidente que nem tudo está encaixado ainda, mas a qualidade do elenco é impressionante. Precisamos nos doar de corpo e alma amanhã”, completou Kovac, prevendo dificuldades diante dos espanhóis em razão dos jogadores presentes, muitos deles campeões europeus diante do próprio Borussia.
Borussia Dortmund não vence o Real Madrid desde 2014
Para o treinador alemão, o Dortmund precisa repetir a intensidade e a organização mostradas no primeiro tempo da vitória por 2 a 1 sobre o Monterrey, nas oitavas de final do torneio. “Se tivermos uma atuação como aquela da etapa inicial contra o Monterrey, estaremos vivos na disputa”, concluiu o comandante.
A última vez que o Borussia Dortmund venceu o Real Madrid foi há mais de uma década, nas quartas de final da Liga dos Campeões 2013/14. Desde então, os times se enfrentaram seis vezes, com dois empates e quatro vitórias para o lado espanhol, a mais recente foi um 5 a 2, em outubro, na fase de grupos da Liga dos Campeões 2024/25.