Dorival Júnior vence na estreia e entra para lista histórica de técnicos na Arena
- 05/05/2025
Corinthians recebe o América de Cali na Neo Química Arena
O Corinthians volta a campo nesta terça-feira (6), às 21h30, diante do América de Cali, da Colômbia, na Neo Química Arena, em São Paulo. A partida é válida pela quarta rodada do Grupo C da Copa Sul-Americana e é fundamental para o Timão continuar brigando pelo título continental.
O Timão está na terceira posição da chave, com quatro pontos, apenas um a menos que o América (cinco pontos). Além de poder ultrapassar os colombianos, este será o último jogo da equipe em casa, já que, nas rodadas seguintes, jogará em Montevidéu e Buenos Aires, contra Racing do Uruguai e Huracán, respectivamente.
Um dos trunfos da equipe para seguir viva na Sul-Americana é o recém-chegado técnico Dorival Júnior, que venceu seus dois jogos desde que assumiu o Timão, contra Novorizontino e Internacional, sendo que este último fez o treinador entrar em um clube exclusivo.
Técnicos do Timão tem bom aproveitamento em estreias em casa
Dorival Júnior se tornou o 20º técnico diferente a dirigir o time alvinegro na Neo Química Arena, sejam efetivos ou interinos. Com o resultado diante dos gaúchos, pelo Brasileirão Betano, agora são 15 vitórias nas estreias, contra apenas cinco derrotas. No total, os 20 jogos inaugurais somam 43 gols a favor do Timão e 21 contra.
Dorival deu sequência ao bom desempenho dos últimos comandantes. Os quatro técnicos anteriores (António Oliveira, Raphael Laruccia, Ramón Díaz em 2024, e Orlando Ribeiro em 2025) também venceram em suas primeiras aparições em Itaquera. O último a sofrer revés logo na estreia foi Vanderlei Luxemburgo, em maio de 2023.

Além dos técnicos já citados, os outros treinadores que venceram seu primeiro jogo na Neo Química Arena foram: Tite em 2015; Cristóvão Borges, Fábio Carille e Oswaldo de Oliveira em 2016; Jair Ventura em 2018; Dyego Coelho em 2019; Tiago Nunes em 2020; Fernando Lázaro em 2021; Vítor Pereira em 2022; e Cuca em 2023.
Dorival enfentou o Corinthians 11 vezes em Itaquera
Além de Vanderlei Luxemburgo em 2023, os únicos técnicos que estrearam na Neo Química com derrota foram: Mano Menezes em 2014 (primeiro jogo da história do estádio), Osmar Loss em 2018, Vagner Mancini em 2020 e Sylvinho em 2021.
Com 63 anos, o atual treinador do Timão já havia enfrentado o clube em Itaquera em 11 oportunidades antes de assumir o comando. Defendendo times como Santos, Flamengo e São Paulo, ele acumulava seis derrotas, três vitórias e dois empates nesse estádio.
FONTE: https://br.bolavip.com/corinthians/dorival-e-o-15-tecnico-do-timao-a-vencer-na-estreia-em-casa